Todos os Cigarros Eletrônicos são compostos por três, duas, ou uma parte (neste caso chamados de descartáveis), esses são mais adequados a quem quer apenas experimentar um cigarro Eletrônico.

O mais vendido no momento no mercado mundial é composto de três partes: uma bateria, um atomizador, e o cartucho. A bateria fornece energia e controla o funcionamento do Cigarro Eletrônico, o atomizador produz a "fumaça" e o cartucho (o bocal) “transporta / leva” o e-líquido ao atomizador.

A gama de produtos é muito ampla: desde o mais pequeno (chamados vulgarmente de minis), similar a um cigarro comum, aos maiores (canetas), ou de design especial, tais como Ego, cachimbos e charutos.

O Cigarro Eletrônico de duas partes consiste em bateria e cartomizador. Cartomizador nada mais é do que um tanque de E-líquido acoplado juntamente com um atomizador. Cartomizadores são os mais populares no momento.

As baterias com capacidade de 140 mAh são as menores e as maiores são as de 1000 mAh. Existem modelos com capacidades superiores a 1000 mAh, mas sua popularidade é baixa, são designadas muitas vezes como MODS. Para o usuário médio o mais adequado é cerca de 900 mAh. A grande maioria das baterias tem uma tensão nominal de 3,7 V. As baterias diferem na maneira de comutação. Elas podem ser ativadas manualmente através de um botão ou automaticamente por um sensor localizado no interior. A comutação automática do sensor ocorre quando “tragamos”. Algumas baterias têm proteção contra aquecimento excessivo o qual pode estragar os atomizadores. Interrompem a energia por tempo suficiente para esfriar o atomizador.

Atomizadores variam em tamanho, forma, estrutura interna, resistência elétrica e impressões que fornece ao usuário de Cigarros Eletrônicos. Há sempre de acordo com o tipo específico de bateria. Quando o atomizador funciona (podendo chegar a temperaturas próximas de 200ºC), o interior nunca deve estar seco.

Cartomizador, o nome vem de uma combinação de duas palavras: cartucho e atomizador. O dispositivo foi criado com uma combinação destes dois elementos. Os Cartomizadores são considerados descartáveis, mas por norma consegue voltar a enchê-los várias vezes antes de deixarem de funcionar.